O Sindicato das Seguradoras no Rio Grande do Sul (Sindsegrs) realizou, no último dia 25 de abril, a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o triênio 2025–2028. O evento ocorreu durante o tradicional Almoço do Mercado Segurador, no Palácio do Comércio, reunindo autoridades, representantes do setor e convidados.
Embora já estivesse no cargo desde fevereiro, o presidente Ederson Antonio Daronco, que atua como superintendente regional da Bradesco Vida e Previdência, foi oficialmente empossado na ocasião. Em seu discurso, Daronco destacou a relevância simbólica de assumir a presidência justamente no ano em que o Sindsegrs completa 130 anos de história, sendo o sindicato mais antigo do setor no Brasil. Em sua fala, reforçou o compromisso de ampliar a atuação da entidade junto à sociedade.
“Todos os que passaram por aqui deixaram seu legado. Precisamos deixar o nosso também no mercado gaúcho”, afirmou Daronco, referindo-se à contribuição de seus antecessores e seu desejo para sua gestão. Como prioridade, o presidente avalia que seu principal objetivo à frente do sindicato é aprimorar a comunicação com a população. “Precisamos deixar o nosso linguajar, o ‘segurês’, para trás. Sentimos que o mercado perde consumidores por não saber comunicar seus serviços propriamente” complementa.
A cerimônia também contou com a participação de Guilherme Bini, ex-presidente do Sindsegrs e atual presidente do Sindseg PR/MS, que desejou sucesso à nova direção. “Espero que você não enfrente os desafios que enfrentei, como a pandemia de Covid-19 e as enchentes de 2023 e 2024”, disse Bini, dirigindo-se ao novo mandatário.
Outras lideranças do setor também se pronunciaram, entre elas André Thozeski, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), que celebrou a relação de cooperação entre as entidades. Genildo Lins, diretor de Assuntos Corporativos, Relações Institucionais e Sindicais da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), destacou a importância dos sindicatos regionais para a integração e fortalecimento do setor em nível nacional.
“As enchentes causaram mais de R$ 100 bilhões de prejuízo ao Estado, e nosso setor devolveu R$ 6 bilhões para os segurados. Contudo, nós temos capacidade de fornecer mais cobertura e ter mais pessoas seguradas e tranquilas”, finalizou Daronco. A nova diretoria assume com o compromisso de dar continuidade às ações da entidade e ampliar seu protagonismo no cenário regional e nacional do mercado de seguros.
A gestão do triênio 2025-2028 é composta por:
Diretor-presidente: Ederson Antônio Daronco (Bradesco Vida e Previdência S.A.)
Diretor vice-presidente: Adão Rubens Oliboni (HDI Seguros S.A.)
Diretor vice-presidente e tesoureiro: José Dalpiaz (HDI Seguros S.A.)
Diretor: Edgar Anuseck Neto (Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais)
Diretor: Renato Comarin (Sompo Seguros S.A.)
Diretor: Cleverson Veroneze (Bradesco Seguros S.A.)
Presidente do Conselho Fiscal: Eliana Schwingel Diederichsen (Sabemi Seguradora S.A.)
Conselheiro: Paulo Roberto Santos da Trindade (Zurich Seguradora S.A.)
Conselheira: Andrea Barudi da Costa Sansão (Seguros Sura S.A.)
Conselheira suplente: Eliane Machado Veneranto (Mapfre Seguros S.A.)
Conselheira suplente: Lisiane Freitas Mendes (Allianz Seguros S.A.)
Sobre o Sindsegrs
O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado do Rio Grande do Sul (Sindsegrs), conhecido como Sindicato das Seguradoras do RS, é uma associação profissional que coordena ações políticas e institucionais para o aperfeiçoamento e o crescimento da indústria de seguro no Rio Grande do Sul. A entidade tem por finalidade o estudo, a defesa e a coordenação das atividades de Empresas Seguradoras, visando o fortalecimento do seguro e cujo desempenho tem o privilégio de restaurar patrimônio, mobilizar recursos para desenvolver a economia do país e combater o desemprego com sua vocação empregatícia, bem como proporcionar tranquilidade à comunidade segurada.