Gado leiteiro é destaque na Fenasoja 2024
A região Noroeste do estado é uma das mais importantes bacias leiteiras do Rio Grande do Sul, e neste contexto, o sexto dia de Fenasoja foi de programação intensa no Pavilhão do Gado Leiteiro do Parque de Exposições, com inúmeras atividades envolvendo produtores, acadêmicos e visitantes ao longo do dia.
O prêmio excelência em leite buscou reconhecer o trabalho que produtores da cadeia do leite da região, realizam em suas propriedades, e foi dividido em categoria e raças. Na categoria Sólidos total, raça holandesa obteve médias mensais acima de 7,2%, tendo como premiados os produtores Airton Sost pela Cotrirosa e Magnos Dragon pela Coopermil. Na raça Jersey, os resultados em sólidos ultrapassaram os 8% na média/mês, tendo como premiados os produtores Jair da Rosa (Cotrirosa) e a Família Kinas de Tuparendi (Coopermil). A segunda categoria avaliada foi a de volume, onde se considerou a produção anual das propriedades participantes do prêmio. Na raça holandesa a média mensal ultrapassou 120 mil litros ao mês, ou seja, mais de 1,5 milhão de litros ao ano, com premiados da Cotrirosa, Gabriel Afonso Adams, produtor de Salvador das Missões, e pela Coopermil, Carlos José Bohn, de Santo Cristo; a mesma categoria na raça Jersey premiou produtores com média/mês acima de 230 mil litros de leite, sendo Neri Antônio Braun, e Priscila Fantini Reckziegel, que possui sua propriedade em Doutor Maurício Cardoso.
A tarde de eventos contou ainda com a premiação da “Terneira mais Badalada”, com o objetivo principal de promover e estimular a permanência de jovens no Campo, trazendo a pista os “Jovens Puxadores”, filhos de produtores rurais, que conduziram as terneiras em desfile de demonstração e exibição, com instruções do jurado Enedi Zanquet. O concurso contou com apoio do time técnico das cooperativas Coopermil e Cotrirosa, e da Unijuí, com os cursos de agronomia e medicina veterinária, representados pela professora Denize da Rosa, que destacou que “o concurso nasceu na Expofest de Ijuí, sendo a primeira parceria que ocorreu fora da feira, sendo um evento social que visa fomentar a cadeia do leite, e o público da cidade ao campo, ornamentando os animais para trazer a questão lúdica as crianças, e fazer com que o produtor também possa ter essa conexão, mostrando o quanto a produção de leite é importante”. No concurso da “Terneira mais Balada” os dois exemplares premiados foram a terneira “Patrícia”, pela Cotrirosa, tendo como proprietários a Cabanha Jersul, do Lajeado Reginaldo em Santa Rosa, e a terneira “Joana” pela Coopermil, dos associados Silvane Pileco Hermann, do rincão Santo Cristo em Santa Rosa.
As atividades foram conduzidas pela comissão de cooperativismo da Fenasoja, que conta com a participação de 19 cooperativas, que trabalharam para a construção dos eventos.