Quando se fala em ESG (ambiental, social e governança), um número considerável de pequenos empresários ainda pensam: “isso é coisa de empresa grande”. Mas a verdade é que o futuro dos negócios — inclusive os pequenos — passa por práticas mais sustentáveis, éticas e transparentes. Parece óbvio! Mas não é.
ESG é o novo ‘mantra’ para gestores. E a comunicação, tanto interna quanto externa, é a ponte que conecta esses valores à realidade do dia a dia.
Na Visão de Curto prazo: Comece pelo simples. No aspecto ambiental, pequenas ações já fazem diferença: reduzir o uso de papel, adotar sacolas reutilizáveis, ou escolher fornecedores locais. Socialmente, valorize sua equipe com escuta ativa, horários flexíveis e reconhecimento. Na governança, organize processos, registre decisões e mantenha a transparência com clientes e parceiros.
E lembre que a política da boa vizinhança pode se tornar um dos Ativos mais importantes do seu negócio nessa caminhada.
Comunicação é Chave: Uma boa comunicação interna fortalece o time e evita ruídos. Já a externa mostra ao cliente que sua empresa tem propósito. Marketing com honestidade na comunicação pode evitar entendimentos dúbios e stress ao cliente. Use redes sociais para contar suas ações sustentáveis, compartilhe bastidores e envolva a comunidade. Isso gera conexão e fidelidade. E constrói Reputação.
Na Visão de Médio Prazo: Estruture, evolua e crie metas simples de ESG, como reduzir o consumo de energia em 10% ou apoiar uma causa local (como juntar tampinhas de plástico ara compra de cadeiras de rodas). Formalize políticas internas e treine sua equipe. A comunicação aqui deve ser constante: newsletters, reuniões curtas e presença digital ativa.
E no Olhar de Longo Prazo: Consolide e inspire! Repense sempre seus objetivos, não cristalize eles. Olhe para o lugar que você quer estar. Materialize na sua mente a visão desse espaço, desse lugar. E Planeje como chegar nesse cenário fazendo as devidas reservas financeiras e pense, também, quais pessoas quer com você nessa jornada.
Com o tempo, essas práticas viram cultura. Você pode até se tornar referência no seu bairro ou cidade. É o caso das produtoras de cosméticos naturais e veganos, Use Orgânico, Arte dos Aromas e Ahoaloe, que começaram com uma pequena loja online e hoje são empresas de médio porte com forte atuação em ESG. Outro exemplo é a ‘Loja Integrada’, que nasceu como uma startup voltada para pequenos lojistas e hoje é uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, apoiando milhares de pequenos negócios a crescerem com responsabilidade.
Olhar otimista, mas crítico sempre!
Levar ESG a sério não é modismo — é sobrevivência e diferencial competitivo. É Ser de Fato e não apenas: ‘estar na pauta’. E mesmo que sua empresa seja pequena, ela pode ser grande em impacto. O segredo está em começar, comunicar bem e crescer com propósito. E SEMPRE…fale e faça com sinceridade!
Porque o ditado-popular que diz… “mentira tem perna curta”… É Verdade!
————————–
KÁTYA DESESSARDS é Jornalista, Conselheira e Mentora em ESG e Comunicação Estratégica. Co-Autora no livro: Gestão! Como Evoluir em uma Nova Realidade?. Experiência de 27 anos em diversos setores do mercado. | Quer Saber Mais? CLICK AQUI
>> A coluna semanal fonteESG é publicada as segundas-feira.
Sugestões de Pautas: katyadesessards@gmail.com.br