Na manhã desta quarta-feira, 7, o Instituto Caldeira sediou o evento Comcet pela Cidade, promovido pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet), com mediação do secretário do Gabinete da Inovação, Luiz Carlos Pinto.
O encontro teve como objetivo discutir caminhos para a resiliência, reconstrução e retomada de Porto Alegre após a tragédia climática de 2024. Participaram do painel três lideranças femininas do ecossistema de inovação: Giovana Ulian, da startup Biosplena; Dani Nunes, representando o Pacto Alegre; e Cláudia Titton, da startup Capim.
O secretário ressaltou que o tema da regeneração urbana é prioridade da prefeitura. “Discutir formas de incorporar as iniciativas da sociedade civil às políticas públicas é fundamental. Nossa missão é construir uma cidade compatível com os desafios do século 21′, afirma.
“Precisamos de estratégias transversais em Porto Alegre. A Secretaria de Inovação tem atuado para implementar ações nesse sentido”, destacou Giovana Ulian. Dani Nunes reforçou a importância de garantir a continuidade das políticas públicas entre diferentes gestões. “Quem ama, cuida. Precisamos de espaços urbanos mais acolhedores, com transversalidade e continuidade nas ações.”
Cláudia Titton enfatizou a necessidade de integrar natureza e cidade. “É essencial reconectar a natureza com a urbanização, com foco na educação ambiental. Tudo deve estar alinhado ao nosso bioma. Precisamos gerar uma sensação real de cuidado.”
A realização do Comcet pela Cidade no Instituto Caldeira – espaço também atingido pelas enchentes -reforça as ações do Movimento Bio Criativo do 4º Distrito, e serviu como momento de reflexão sobre os impactos da tragédia climática que afetou grande parte do Rio Grande do Sul. O evento integra a programação da Semana da Superação e da Solidariedade.