Com conceito 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), a PUCRS é a melhor universidade privada do Brasil. A avaliação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apenas três universidades privadas brasileiras possuem o conceito máximo.
O MEC avaliou 2.101 instituições de ensino superior no Brasil, com notas entre 1 (conceito mais baixo) e 5 (conceito mais alto). Das instituições com IGC calculado, apenas 3,14% alcançaram nota máxima e 26% (548) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador.
Relativo a 2023, a nota da PUCRS foi reforçada pelo incremento dos conceitos da graduação, com aumento de 0,123 pontos e conceitos de 4 e/ou 5, além da estabilidade das notas de mestrado e doutorado, mantidos no patamar de excelência. Desde a primeira avaliação do IGC em 2006, esse é o conceito mais alto recebido pela PUCRS, de 4,116 (o que concede o Conceito IGC 5).
“Esse resultado reflete o compromisso contínuo da PUCRS com a excelência acadêmica, tanto na graduação quanto na pós-graduação, que, juntas, foram fundamentais para alcançarmos o conceito máximo na avaliação do MEC”, afirma o reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges.
Critérios de avaliação
O indicador, que é anual, é baseado na média dos Conceitos Preliminares de Curso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do último triênio e nos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Na escala que vai de 1 a 5, 1 e 2 são avaliações consideradas insatisfatórias, 3, 4 e 5 são satisfatórias. Já o Conceito Preliminar de Curso é composto por 55% da nota do ENADE, 15% do Questionário do Estudante e 30% do Corpo Docente da instituição. Os índices determinam parâmetros para o Ministério da Educação definir, por exemplo, a participação das instituições de ensino superior em programas do governo.
Os cursos avaliados
Neste ciclo, o Inep avaliou 14 cursos de graduação presencial da PUCRS, entre eles Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Medicina e Odontologia.
Os cursos de Farmácia e Enfermagem alcançaram o conceito 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC); os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e Enfermagem receberam nota 5 no Indicador de Diferença de Desempenho (IDD); e Medicina e Farmácia receberam nota máxima (5) no Conceito Enade.
“As excelentes notas dos nossos cursos de graduação demonstram o trabalho dedicado de nossos professores, estudantes e equipes de apoio, e reforçam a qualidade do ensino que oferecemos na formação de profissionais comprometidos com a transformação da sociedade“, celebra a pró-reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, professora Adriana Kampff.
Reforçada pela avaliação dos programas de mestrado e de doutorado, para o pró-reitor de Pesquisa da PUCRS, professor Draiton de Souza, “a nota máxima atribuída pelo MEC reflete a força da pesquisa realizada na Universidade, o impacto do conhecimento gerado e o compromisso com a inovação e o desenvolvimento científico do país”, completa.