Acolhimento aos desabrigados pela enchente de maio foi pauta do encontro
Integrantes da direção da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) estiveram, nesta quinta-feira (3/4), no Palácio Piratini para uma reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite. O encontro contou com a presença do vice-presidente da Aelbra, mantenedora da Universidade, Antônio Carlos Romanoski; do diretor Jurídico, João Pedro Melke; do reitor da Ulbra RS, Adriano Chiarani; do superintendente de EAD e Educação Continuada, Carlos Lenuzza; e do diretor de Relações Institucionais, Ruy Irigaray.
Na ocasião, o governador foi convidado para participar de um evento alusivo ao primeiro ano da maior tragédia já vivida no Estado. “Vozes da Enchente” irá relembrar e homenagear os esforços empreendidos durante os 64 dias em que a Ulbra serviu como abrigo na enchente. No campus Canoas, cerca de 8 mil pessoas desalojadas e 3 mil animais foram acolhidos. O Hospital Veterinário realizou mais de 1,5 mil atendimentos, incluindo o cavalo Caramelo, que se tornou um símbolo da resiliência dos gaúchos e foi adotado pela Ulbra.
Para o governador, a reunião foi uma oportunidade de, quase um ano depois, refletir sobre o trabalho desempenhado pela Universidade. “Nos transporta para aquele momento, aquela semana tão difícil e tensa. A Ulbra foi um exemplo de entrega, apoio, solidariedade e não esperou para perguntar qual era a estrutura que o Estado ia conseguir prover. A Ulbra se inseriu de uma maneira exemplar e admirável, cumprindo o seu papel como instituição feita a partir das pessoas, e todas elas se engajaram fortemente num processo de apoio a quem mais foi impactado”, afirmou Leite.
O momento de crescimento vivido pela Instituição também esteve na pauta do encontro. O vice-presidente Antônio Carlos Romanoski reforçou que a Ulbra venceu a Recuperação Judicial e hoje é uma Instituição financeiramente saudável. “Somos a maior universidade privada do Rio Grande do Sul e uma das maiores do país”, afirmou.
O diretor Jurídico, João Pedro Melke, colocou a Instituição à disposição do Governo do Estado para auxiliar a solucionar problemas em áreas fundamentais. “A mesma eficiência que o Estado está tendo na Segurança Pública, que é motivo de orgulho, queremos auxiliar para que tenha nas áreas da Saúde e Educação, atacando os principais gargalos na saúde e o analfabetismo”, destacou.
De acordo com o reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul, Adriano Chiarani, a reunião ainda serviu para evidenciar ao governo do Estado o novo momento que a Instituição vive. “Além deste convite, tivemos a oportunidade de mostrar ao governador o quanto a nossa Instituição está se desenvolvendo, com a abertura de novos cursos e novas áreas, como também recursos técnicos para que a população do Rio Grande do Sul esteja melhor preparada para os novos tempos que estamos vivenciando”, declarou Chiarani.
Este ponto foi destacado pelo governador, que ressaltou a importância de prosseguir com a parceria entre a Universidade e o poder público para o avanço da educação e da inovação no Estado. “Tenho certeza de que esse trabalho próximo entre o Governo e a Ulbra vai render bons frutos”, concluiu.
Além do governador, a comitiva foi recebida pelo chefe da Casa Civil adjunto, Gustavo Paim; pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp; e pelo chefe da Casa Militar e Defesa Civil, Luciano Boeira.